– Objetivos Gerais
- Dominar conceitos e procedimentos da matemática necessários a sua vida pessoal, social e profissional.
- Fazer uso da matemática em situações de seu cotidiano, em seu meio e nas suas necessidades.
- Trabalhar a importância da matemática para solucionar problemas que envolvam somar, subtrair, multiplicar e dividir.
- Ler e registrar quantias.
- Realizar troco em situações reais, usando o processo aditivo, subtrativo e situações problemas; por escrito e oralmente.
- Efetuar operações cujos termos são quantias em dinheiro.
- Reconhecer o valor social das unidades de medidas padronizadas e utiliza – las adequadamente.
- Trabalhar números cardinais, ordinais e romanos; por extenso e algarismos.
- Trabalhar dezenas, centenas e unidades.
- Utilizar os números pares e ímpares; sabendo distingui – los.
- Promover cálculo mental e estimativo.
- Familiarizar com formas e propriedades geométricas simples.
- Agrupar quantidades conforme as regras do sistema de numeração decimal
- Estabelecer relações entre as operações.
- Ler, interpretar e escrever as unidades de medidas.
- Trabalhar conjuntos.
- Promover atividades que envolva o sistema monetário brasileiro.
METODOLOGIA
- Escrevendo os números em ordem crescente e decrescente;
- Utilização do número (aspecto funcional) em situações do cotidiano;
- Resolução de problemas que envolvam as quatro operações;
- Trabalhar com cálculos com o conhecimento que os alunos já possuem, favorecendo a troca de opiniões e sugestões dos alunos;
- Incentivar a criação de novos procedimentos pessoais de cálculo;
- Usar jogos, revistas, fichas, atividades etc; para a fixação das aprendizagens;
- Usar calendário para fixação de numerais, meses e ano;
- Usar dobraduras e outras artes para a aprendizagem da geometria;
- Utilizar o livro didático com suas atividades.
- Exercícios no quadro e atividades mimeografadas.
- Utilizar fichas com numerais cardinais, ordinais e romanos; em números e
- por extenso.
- Trabalhar com outras formas de fixação de atividades como: jogos com numerais, tabelas, quadro valor de lugar etc.
(Retirado do blog: Espaço de Educar)
Nenhum comentário:
Postar um comentário